LAC Safe & Care – COVID-19

Contextualização

O IPRC – Instituto Português de Relações com o Cliente lança a Certificação LAC – Líder no Atendimento ao Cliente – SAFE & CARE.

Esta certificação assume-se como um distintivo que referencia e reconhece os estabelecimentos comerciais que proporcionam um atendimento ao cliente de qualidade, ao mesmo tempo que cumprem as regras e orientações da Direção Geral de Saúde para a prevenção do COVID-19 e/ou outras doenças contagiosas.

O objetivo desta certificação é aumentar o grau de confiança dos clientes, que esperam um atendimento cuidador, protetor e empático, capaz de responder às suas solicitações e necessidades, e também garantir a sua segurança e bem-estar. Por outro lado, é objetivo desta certificação auxiliar as empresas a identificar lacunas no atendimento e a adotar medidas que reforcem a confiança dos clientes e os seus níveis de satisfação.

A avaliação Cliente Mistério, realizada pelo grupo de auditores do IPRC, assim como as experiências recolhidas pelos clientes serão os indicadores utilizados para validar o cumprimento dos requisitos do atendimento ao cliente e das orientações da DGS.

Como suporte a esta certificação, o IPRC criou o “Manual de Atendimento Empático” que auxilia os profissionais do atendimento a adotarem uma atitude protetora e cuidadora do Cliente, através de uma comunicação positiva e empática, interiorizando as regras da DGS como meios para cuidar perspetivando um maior bem-estar e um potencial de fidelização.

Requisitos a cumprir

A adesão, e consequente utilização do selo “LAC Safe & Care”, obriga ao compromisso por parte da empresa do cumprimento integral do conjunto de requisitos da DGS, destacando-se: 

  • ​Disponibilização de um manual interno de procedimentos e orientações de prevenção;
  • Auto monitorização diária das práticas de desinfeção e limpeza;
  • Cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde, no que concerne à limpeza, sinalética, organização do serviço e EPIs;
  • Disponibilização de informação aos clientes.​​

Fiscalização

​​​​​​O IPRC, em coordenação com a equipa de Auditores, realizará auditorias periódicas aos estabelecimentos aderentes.​

​​Formação

A Certificação LAC – SAFE & CARE disponibiliza soluções de Formação Certificada, no âmbito do Atendimento ao Cliente, com o objetivo de garantir que todos os requisitos da certificação são conhecidos e treinados. Pretende-se sensibilizar as equipas para as boas práticas do Atendimento ao Cliente, assim como para os procedimentos e medidas básicas de Prevenção e Controlo da Infeção COVID-19.